Museu da Água e Aquário Municipal receberam mais de 300 estudantes no Dia Mundial da Água

Estudantes e professores de escola de Jumirim (SP) visitaram unidades na sexta, 22/03

Mais de 300 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jumirim Governador Mario Covas, de Jumirim (SP), visitaram o Museu da Água e o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves na última sexta-feira, 22/03. As visitas foram organizadas pela instituição em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Durante a manhã, 170 alunos e 15 professores visitaram o Aquário Municipal, onde puderam ver mais de 100 espécies de peixes, distribuídas em três aquários e dois grandes lagos.

No período da tarde, uma segunda turma com cerca de 140 alunos e 15 professores conheceram os espaços do Museu da Água de Piracicaba Francisco Salgot Castillon. A visita foi acompanhada pelo encarregado do museu, Cláudio Amaral, que guiou os visitantes e forneceu informações sobre o funcionamento da antiga estação e curiosidades do prédio centenário.

O Museu da Água fica em um prédio tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) desde 2002, onde foi a primeira estação de captação e bombeamento de água da cidade. O local possui cerca de 12 mil m², com instrumentos e equipamentos que contam sobre os primórdios do abastecimento de água no município.

"A visita com os alunos foi enriquecedora e educativa, especialmente no Dia Mundial da Água. Eles tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da água e os processos de tratamento, desde as estruturas antigas do museu até o contato próximo com a natureza e o rio Piracicaba ao lado da atração. Foi uma experiência que, espero, os inspire a se tornarem defensores de espaços preservados como este e divulgarem para que outras pessoas também possam conhecê-lo", destaca Amaral.

Os espaços, que são mantidos pela Prefeitura de Piracicaba por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), têm entrada gratuita.

SERVIÇO – O Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, situado no Parque do Mirante, pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: Avenida Dr. Maurice Allain, 454, bairro Vila Rezende.

O Museu da Água funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: Avenida Beira Rio, 448 – Centro.

26/03/24 15h24 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO