Evento aconteceu na Escola Municipal Thales Castanho de Andrade, que foi reformada e oficialmente entregue à comunidade, no sábado, 09/11
Cerca de 900 atendimentos foram realizados na 23ª edição do Pira nos Bairros, realizada na Escola Municipal Professor Thales Castanho de Andrade, no bairro Jardim Oriente, no sábado, 09/11. O evento reuniu serviços da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais e contou com o descerramento da placa que inaugurou oficialmente a entrega das obras de manutenção e revitalização da escola.
A população que marcou presença contou com grande diversidade de serviços. Shirley Aparecida Justino compareceu para fazer teste de glicemia, enquanto o marido e o filho buscavam orientações de saúde bucal e testes de visão. "Acho importante essa ação nos bairros. É acessível e traz para perto de nós serviços que muitas vezes precisamos, mas por conta de trabalho e outras responsabilidades, não conseguimos acessar", comentou.
Algumas pessoas aproveitaram para fazer testes rápidos de IST/Aids, receber orientação sobre alimentação saudável, consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção de impostos/taxas, emissão dos cartões de transporte público e de estacionamento de idoso e cadastro para vagas de emprego, entre outros.
Quem também esteve no Pira nos Bairros foi Clóvis Eduardo Vitti, que considerou a ação positiva para a comunidade por oferecer acessibilidade dos serviços públicos aos moradores.
"O Pira nos Bairros é um dos eventos mais bacanas da nossa gestão porque traz as famílias da comunidade e da escola, tendo os serviços da Prefeitura à disposição, já que nem todo mundo pode ir nas secretarias para resolver as questões", ressaltou o prefeito Luciano Almeida, que participou do evento com secretários municipais. O prefeito também destacou a reforma da EM Thales Castanho de Andrade, entregue oficialmente no dia 09/11. "A escola foi reformada, está totalmente equipada com tudo que merece. Nós queremos garantir que as crianças tenham o melhor ensino do Brasil", ressaltou.
FACILIDADE - Também foram oferecidas à população, informações sobre os serviços e programas da Assistência Social; orientações sobre o Banco do Povo e MEI (Microempreendedor Individual); realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa); orientações sobre alimentação saudável; avaliação antropométrica (peso e altura); emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa, entre outros.
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) também esteve presente com os serviços de informações sobre a Tarifa Social, emissão de segunda via, levantamento de débitos, atendimentos sobre vazamentos e cortes, atualização de cadastro, consultas e orientações em geral.
Entre as atrações do evento, a edição contou com a participação da Capivara Mona, a apresentação musical da banda itinerante Mississipi Jazz Band; apresentações com crianças, adolescentes e pessoas idosas do CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), unidade Jardim Oriente e estudantes da escola, entre um e cinco anos de idade, apresentando coreografias das músicas: Nosso canto de paz - Xuxa; Um mundo bem melhor - Michael Jackson; Eu quero apenas - Roberto Carlos; Pra ser feliz - Daniel; Ginga (Iza) / Amarelo, azul e branco (Ana Vitória) - Pout Pourri, além de brinquedos infláveis, pintura facial, pintura de cabelo e personagens como palhaço, perna de pau, malabarista e mágico, agitaram a criançada.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também marcou presença prestando orientações sobre a educação e saúde de animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes aegypti. Houve ainda, atendimentos como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante e vacinação contra a raiva para cães e gatos.