Equipe conheceu a sede da empresa e a Estação de Tratamento de Esgoto EPAR - Capivari II
O presidente do Semae, Mauricio André Marques de Oliveira, e equipe visitaram a sede e a Estação de Tratamento de Esgoto EPAR - Capivari II da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), em Campinas. Participaram da visita Elaine Contiero Ribeiro, diretora do Departamento de Tratamento de Água, Gabriel Augusto Miranda, chefe de Divisão de Operação, Renato Natalio Cardoso, assessor técnico, e Maria Ponte, tecnóloga em Saneamento do Semae.
Rovério Pagotto Jr., gerente de Planejamento e Projetos da Sanasa, apresentou aos visitantes a Sala de Situação, ambiente que conta com 12 televisores que apresentam informações consolidadas de diversas áreas em tempo real, com a finalidade de informar os níveis dos reservatórios, redes de hidrantes, cadastros de redes, controle de perdas comerciais, válvulas redutoras de pressão, empreendimentos, indicadores de produção, distribuição e perdas físicas, ordens de serviço, bem como rompimento de redes e adutoras.
A equipe também teve a oportunidade de conhecer a Central de Controle e Operação (CCO), que controla os mais de 30 reservatórios de Campinas. A equipe também conheceu a EPAR-Capivari II, a 1ª Estação Produtora de Água de Reúso que a Sanasa opera desde 2012, onde o processo de tratamento do esgoto é realizado por meio das membranas ultrafiltrantes. Com isso, a EPAR-Capivari II fornece água de reúso com 99% de grau de pureza para diversas ações, como a manutenção de praças e jardins, abastecimento do Corpo de Bombeiros, que utiliza água de reúso em todas as suas atividades.
"Tivemos um dia muito produtivo. A oportunidade de conhecer novos procedimentos de uma empresa de referência internacional, seus métodos de tratamento e operação é muito enriquecedora, pois um dos objetivos da gestão do prefeito Luciano Almeida, além da melhorar a tecnologia dos processos, também é atingir a excelência na prestação dos serviços. A visita à Sanasa agregou muito conhecimento, pois, nos proporcionou ampliar os horizontes e enxergar onde podemos melhorar, a fim de tornar o Semae também em referência internacional", declarou Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae.
EMPRESA - A Sanasa Campinas foi criada em 28 de agosto de 1974. A empresa é reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus serviços. Em 2015 a diretoria executiva da Sanasa foi recebida na ONU, em Nova York, para uma visita por ter sido integrada no Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição. A Sanasa Campinas é referência, tendo um índice de perdas de 19,2%, um dos menores do país para cidade acima de 500 mil habitantes. Referência também no tratamento de esgoto, a Sanasa hoje atende a população com 96,42% de coleta e afastamento de esgoto, 89,56% de tratamento de esgoto, tem capacidade instalada de 95% e atende 99,81% da população com água potável.