accessible
Notícias


Semae vai ampliar serviço de transporte e tratamento de lodo nas ETAs municipais

Ação atende aos critérios dos órgãos fiscalizadores e à política de sustentabilidade ambiental; licitação prevê investimento de R$ 6 mi

 

 O Semae Piracicaba abriu licitação para formação de uma Ata de Registro de Preços para contratação de empresa para prestação de serviços de coleta, transporte e destinação final de lodo seco gerado nas Estações de Tratamento de Lodo (ETL) das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Capim Fino, Luiz de Queiroz e Anhumas, incluindo o monitoramento e gerenciamento online dos serviços prestados. A previsão de investimento é de R$ 6.059.700,00 por meio do pregão eletrônico 22/2025 publicado no Diário Oficial do Município, também disponível no site do Semae e na Bolsa Nacional de Compras (BNC) por meio do link https://bnc.org.br/.

De acordo com o edital, o transporte e devida destinação do lodo atende aos critérios dos órgãos fiscalizadores e à política de sustentabilidade ambiental, além de atender as premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), assim como as legislações pertinentes no âmbito estadual e municipal, de modo que a destinação/disposição final seja ambientalmente adequada.

Ronald Pereira, presidente do Semae, explica que no começo do ano, quando assumiu o Semae, a atual gestão encontrou um grave problema quanto à destinação do lodo das ETAs da cidade, o que causava colapso no sistema. “Desde então, estamos fazendo melhorias e trabalhando para minimizar os impactos desta situação no abastecimento direto à população. Com este novo serviço, pretendemos garantir a eficiência no abastecimento da população, bem como manter a sustentabilidade ambiental, sempre respeitando as leis vigentes”, enfatizou.

O prazo de vigência da contratação é de 12 meses contados da data de assinatura do contrato e a previsão é para remoção de cerca de 4,5mil toneladas de lodo por ano.

30/06/25 17h17 - FELIPE POLETI